Será?
Quem é que nunca ouviu falar do Olhares?
(Na estranha eventualidade da resposta ser "eu": é um site de fotografia em que qualquer pessoa, com ou sem experiência, pode colocar as suas fotos. O objectivo é que outros utilizadores nos comentem para nos ajudarem a melhorar. Para outros o objectivo é mesmo divulgar o seu trabalho. Paralelamente há um sistema de Galerias Públicas em que as fotos estão mais acessíveis a quem entra no site e, portanto, têm mais visualização pelo público em geral e utilizadores do Olhares. Essas fotos são seleccionadas por outros utilizadores - que sejam premium - e têm de ter pelo menos 8 votos e 75% de SIM sobre os não. Resumidamente.)
O Olhares é um site um pouco "interiormente" contraditório para mim. (E para muitos outros, suponho).
Há sempre aquela vontade de que as nossas fotos sejam reconhecidas e vão parar a Galerias Públicas para que outras pessoas tenham acesso a elas. Por outro lado, a quantidade de condicionantes (como por a fotografia a horas em que a afluência ao site é maior ou mesmo dias ou se comentamos muitas fotos de outros utilizadores o que faz com que outros venham à nossa galeria - depois há aqueles que têm comentários em quase todas as fotos que vejo por lá portanto imaginem a partir daí) que há para que tal aconteça torna a selecção mais uma questão de oportunidade (timming) e tempo disposto a ser dispendido, do que qualidade em si.
Eu não percebo nada de fotografia (um cursito é mais um ponto na lista-de-coisas-que-vou-fazer-antes-de-morrer), mas tenho plena consciência que há fotografias naquelas galerias que nem sei como alguém votou sim por elas. Mesmo. Ok... fotografia é subjectivo... Vou tentar lembrar-me disso.... Mas depois há tantas outras espectaculares que não são reconhecidas!
Sei que não é o que interessa. Mas é sempre aquele bichinho que não podemos ignorar, não é? Sejamos honestos...!
Nos entretantos fico por lá (e porque ela também o incentivou e há que respeitar os irmãos mais velhos que o respeito é uma coisa bonita =P ). Sempre se vai aprendendo com alguns comentários, podem-se comentar outras fotografias e entrar em contactos com outros fotógrafos, entrar em jogos fotográficos (mais um para a lista) e concursos. Até já recebi um convite para participar num livro... A ver vamos, mais tarde...com mais experiência. ;)
Bem, tudo isto (que post mais enfadonho...) só porque me apetecia falar do Olhares. E porque posso escrever aqui o que quiser e bem me apetecer. Eh eh.
(Não que signifique que eu parto do princípio que alguém vai chegar sequer ao fim da leitura disto...)
Deixei lá esta ontem com a pergunta (inevitável) de sempre "Será desta?".
E que não seja - está lá .
PS: O "resumo" é o que é, pensando em ti - tu sabes quem. Só porque neste instante faz todo o sentido.
PS2: Quanto a essa foto em si, não consigo deixar de me lembrar da cara de curioso do meu vizinho do 141 a olhar por cima da varanda dele para a minha enquanto
- punha a máquina no modo de 10 segundos (e os apitos!),
- depois de confirmar os contrastes (maldita luz),
- a focagem a olho (sim, porque sem lá estar o que se quer focar é complicado!),
- de ver o sítio onde raio estaria sem ultrapassar as margens (ai esta falta de "modelos" ao que obriga...)
- e sem esquecer de ver se a máquina não estava demasiado inclinada em cima da espreguiçadeira com o Camilo Castelo Branco a aguentar a lente...
E não foi à primeira. Ai que ia ficando sem pôr-do-sol! E aquela cara dele a espreitar por cima da varanda... memorável... senti-me mesmo um animalzinho no zoo. E paciência! :)
O que uma pessoa faz quando tem uma ideia fixa!...
0 comentários:
Enviar um comentário